Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Para alterar o numerador dos processos (Batismos, Matrimónios, Recibos, …) deve realizar os seguintes passos:

1)     Aceder ao menu “Numeradores”, que se encontra em Definições – Numeradores:

2)     Neste ecrã tem acesso a todos os numeradores que se encontram configurados (podem ser diferentes dos apresentados aqui):

No seu caso pode ter apenas 1 numerador que poderá ser partilhado por todos os processos (Matrimónios, Batismos, Óbitos, …), neste caso temos 1 numerador para cada tipo de processo. Poderá também ter numeradores próprios para recibos ou outro tipo de processo.

3)     Para adaptar o Kyrios ao novo ano e utilizador novos numeradores a iniciar no número 1 para os processos que pretender, deverá adicionar os mesmos, de acordo com os seguintes passos:

  1. Clicar no botão 
  2. Neste caso vamos inserir um numerador para Matrimónios (atenção no caso da Cúria o módulo é "Matrimónios (Cúria)"), deverá estar preenchido da seguinte forma:


  3. Utilize os campos Prefixo e/ou Sufixo caso pretenda acrescentar informação ao numerador para além do número do processo. Por exemplo, para que os numeradores tenham o formato 1/2018, em que 1 é o número do processo, insira "/2018" no Sufixo, conforme a imagem acima.
  4. Tenha em conta que o próximo processo a utilizar o numerador terá como número o valor de "Número inicial/atual" + 1. Ou seja, para que o primeiro processo tenha o número 1, o "Número inicial/atual" terá de ser 0 (zero); para que o processo seguinte tenha o número 50, o "Número inicial/atual" terá de ser 49.
  5. No final deverá clicar em 
  6. Deverá repetir a partir do ponto 3.1 para todos os numeradores que necessitar criar para 2018.

4)     Após ter criado todos os numeradores necessários, é necessário associar os mesmos aos respetivos módulos/processos. Para tal é necessário realizar os seguintes passos:

  1. Clicar em 
  2. Editar cada um dos módulos e associar o respetivo numerador:
  3. Neste caso estamos a editar o módulo dos Matrimónios:
  4. Deverá clicar na lupa e de seguida selecionar o novo numerador:
  5. Deverá clicar em guardar:
  6. Repita a partir do passo 4.2 para todos os módulos que pretender alterar o numerador.
  7. Se um dos seus módulos ainda não tiver um numerador associado, clique em  e faça a respetiva associação, como exemplificado na imagem acima.

5)     A partir deste momento tem a sua versão do Kyrios adaptada para o novo ano.

  • No labels